25 agosto, 2015

Pensamentos sobre o Ser Mãe

  • O Ser Mãe é uma força brutal que arrebenta no coração-terra da mulher que, como mãe, dá à luz, amamenta, alimenta. É o alimento! Das suas mamas escorre o leite que engorda e encorpa a cria trazendo alegria!

  • A Mãe abraça e em seus braços é aonde toda a dor se acalma. Por acalento ou por encanto, pura magia numa sintonia intuitiva que decifra, ou simplesmente inventa palavras. Estas vão moldando o corpo do bebê, dando nome aos choros de fome, de dor, de colo...

  • Mãe é a primeira coisa necessária. O primeiro socorro da fome, seja física ou de afeto, transmitindo calor e conforto, gerando sensação do que é bom e seguro no planeta.

  • Mãe é nutrição básica de leite e carinho. Ela recebe em seu seio uma adorável criatura acabada de nascer que ao chorar e, sem saber nem se dar conta do mundo, abre os olhos ou não, mas está vivo e respirando por si só. Um ser frágil porém, pronto e maduro, pois ultrapassou as barreiras protetoras do corpo onde foi gerado. Foi-se a condição da vida até então sustentada pelo cordão umbilical, dependente e sem distinção entre os dois seres, mãe e feto.

  • Mãe vai-se tecendo na gestação e faz-se no nascimento do filho - obra da criação que rompe no mundo com força ou violência, sangue e gosma placentária. No choro do bebê, a primeira vez em que ouvem a voz altissonante do Ser Filho, os ouvidos acordam na mulher o Ser Mãe, que reconhece: é a voz do meu filho! Nasci mãe!

  • Mãe é profissional. Contrato entre as partes na hora do parto, hora de a-cor-dar. Dispensa presença de advogados, pois trata-se de "pessoas de confiança". Por parte da mãe: Eu confio que juntos vamos aprender a fazer o que é melhor para nós e da melhor forma, da melhor maneira, bom manejo e brincadeira.

  • O Ser Mãe é real e dá muito trabalho! E talvez por isso nota-se um amor verdadeiro. As mães trabalham e trabalham-se... semeadoras são. Qual a recompensa? O cheiro do filho, a princípio. E, mais tarde, um cheiro na mãe.

  • O nome da minha mãe é Denise dos Santos, Rainha Formosa, Guerreira e Poeta. Árvore forte, alta e frondosa, que deu pão e água como frutos e sombra fresca gostosa.


Nenhum comentário: